O PLANO DE OCEANO LIMPO (POL) tem por objetivo retirar o lixo da área do Oceano Pacífico, local de maior concentração de lixo oceânico, 90% dele é plástico. Captaremos esse lixo e levaremos ao continente para que seja tratado da melhor forma possível.
Esta forte contaminação tem ocasionado estragos nos ecossistemas marinhos, em seus ciclos naturais contaminando toda a cadeia alimentar, e consequentemente a nós humanos.
Por estas razões realizamos esse projeto, afim de solucionar tal problema que se perpetua há dezenas de anos;
O POL consiste na utilização duma barreira composta por tubos flutuantes responsáveis por suspender um tecido contentor abaixo d’água, aproveitando-se da rotação da ilha de lixo, gerada pelas mesmas correntes. Utilizaremos a rotação dos detritos fazendo o material macroscópico presente capturar-se numa “armadilha” para resíduos tangente à ilha, onde uma esteira dentada conduz o material capturado à plataforma flutuante onde é ensacado (selado) em kevlar contendo uma boia com sinalizador e localizador GPS, por meio de um guincho autônomo responsável por acoplá-la. A mesma é presa ao minissubmarino elétrico WK-2 (não tripulado e autônomo), que por sua vez conduz automaticamente o material e retorna à planta.
O WK-2 por sua vez possui vantagem na coleta em relação às demais embarcações. pela possibilidade de passar abaixo da ilha sem enroscar algo em suas hélices e enfrentar mau tempo. A planta e a plataforma contêm painéis solares, sensores de equilíbrio que no caso de inclinação inflam e desinflam compensando possível maré e evitando que a plataforma derrube qualquer tipo de rejeito novamente no oceano.
O POL visa coletar todo lixo da ilha, diminuindo o impacto nas vidas das pessoas e de animais, deixando o oceano em seu estado original.
Nossa equipe está constituída por profissionais multidisciplinar que somos: Andressa, Renan, Romelly, Maico e João Vitor.
Apresentamos esse projeto com o intuito de conseguir capital para colocar esse projeto em ação ou até mesmo uma promoção.