O que outras pessoas estão dizendo:
O Great Pacific Garbage Patch é uma coleção de detritos marinhos no Oceano Pacífico Norte, também conhecido como vórtice de lixo do Pacífico.
O oceano recebe cerca de 25 milhões de lixo por ano, produtos plásticos correspondem a 80% desse lixo encontrado no mar, podendo ser encontrados em organismos de animais (mamíferos marítimos, peixes, pássaros, tartarugas) por ser confundido com comida.
Além dos problemas de saúde e para a vida marítima, o lixo nos mares também provoca prejuízos econômicos, com barcos e equipamentos de pesca danificados e contaminação de instalações para turismo e agricultura. O custo de limpeza das praias de Bohuslan, na costa oeste da Suécia, foi de pelo menos U$S 1.550.200, em apenas um ano. No Peru, a cidade de Ventanillas calculou que teria de investir cerca de US$ 400 mil por ano para limpar sua costa - o dobro do orçamento para a limpeza de todas as áreas públicas. A ONU ainda recomenda a imposição de altas multas para embarcações que jogarem lixo no mar e a suspensão de taxas para o processamento do lixo nos portos, para desestimular o despejo nos oceanos.
Os microplásticos são partículas quase invisíveis liberadas pelos plásticos e são prejudiciais à vida marinha e ao ser humano. Ele altera a composição de certas partes do oceano, prejudicando o ecossistema da região e por consequência a saúde humana.
Saiba mais em:
https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/gr...
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/06/09...
https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ocean...
https://www.ecycle.com.br/1267-microplastico.html