Existem alguns fatores de podem influenciar na floração de algas em determinadas águas, mas não em outras, tais como a temperatura, densidade dos compostos dissolvidos, intensidade luminosa, profundidade dos ambientes aquáticos e correntes marítimas.
O aumento da temperatura acelera os processos fisiológicos das cianobactérias, podendo aumentar a quantidade de florações, entretanto na região tropical a diferença de temperatura se torna insignificante para esse processo. Portanto, as estações do ano influenciam para a compreensão das florações ocorridas nos polos. Sendo que, conforme o mapa presente no Earth Observatory, no site da NASA, que retrata as observações do espectorradiometro de imagem de resolução moderada (MODIS) do satélite Aqua, juntamente com o conhecimento sobre as características biológicas das cianobactérias permite a visualização e entendimento de tais fenômenos.
As imagens abaixo retratam o período de dezembro de 2018 - verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte - e maio de 2019 - verão no hemisfério norte e inverno no sul - que corrobora com as soluções elencadas acima no tocante a temperatura das águas.
A incidência luminosa é um fator importante para a concentração das algas. Além disso, a maior disponibilidade de compostos orgânicos nas águas aumenta a concentração de nutrientes, tal como NPK, e, portanto, com mais alimento disponível, as cianobactérias tendem a reproduzir-se e tomar conta do ambiente. Além dos fertilizantes agrícolas, outra causa do aumento de compostos dissolvidos na água são os esgotos, que poluem e aumentam o nível de compostos nitrogenados, tais como uréia e amônia, e também, fósforo.
As águas oceânicas tem em sua superfície características térmicas mais quentes que as mais profundas, e levando-se em consideração a densidade dos compostos, tais tendem a misturar-se com as águas frias. Assim sendo, a quantidade de florações em águas tropicais é menos frequente pelo desencontro das cianobactérias – que encontram-se nas águas mais superficiais, à luz solar – com os nutrientes – em águas profundas. As correntes oceânicas permitem o deslocamento destes sedimentos para os polos, onde retornam a superfície e, assim, desencadeiam grandes florações de cianobactérias.
As costas oceânicas tem maior quantidade de casos em razão da maior concentração de sedimentos e da baixa profundidade das águas, que permite a união dos compostos com boa incidência luminosa, permitindo maiores possibilidades dos processos de eutrofização. Ainda próximo a costa, ventos e temporais podem movimentar tal sistema e permitir os casos de florações em locais não comuns.
Desta maneira, a melhor maneira de controlar as mortes dosanimais aquáticos e intoxicações humanas por conta das florações das algas é otratamento das águas. O recém desenvolvido Omniprocessor da empresa JanickiBioenergy, é uma estação de tratamento capaz de gerar energia e água pura, atémesmo para consumo, com baixo custo de implementação e capaz de ser adaptadapara a instalação nos mais diversos cantos do planeta e transformar as águas poluídase esgotos em águas completamente renovadas para a devoluta à natureza.