
Atualmente, as notícias relacionadas a desastres naturais são muito comuns. Um dos principais desastres que ocorrem no Brasil são como inundações em massa, recorrentes de luvas e faltas de infraestrutura de drenagem correta ou excesso de lixos depositados nesses dutos. No Brasil existe 9.402 registros de vulnerabilidade de inundações. Dessa forma, o seguinte projeto tem o intuito de impedir tais enchimentos com uma proposta de instalar sensores em galerias específicas com o objetivo de monitorar a quantidade de lixo / sedimentos limpos retidos e enviar essas informações ao centro de monitoramento para realizar uma manutenção devida, ou seja, retire todo o lixo e descartar no local adequado, fazendo com que o sistema de drenagem funcione da melhor forma possível, podendo assim evitar que várias cidades sofram pelos enchimentos ou enxurradas.
O sensor consiste em detectar uma proximidade com o volume de sedimentos que aumenta, enviando um sinal ao centro de controle e determinando o nível de risco que é oferecido, sendo possível baixo risco, médio e alto nível de engajamento do duto usado como enchentes.
Como base para elaboração do projeto foram utilizados artigos científicos, dados do IBGE, dados da agência nacional da água, o sistema arduino para a projeção do sensor e a forma da disposição dos mesmos nas galerias.