Project Details

The Challenge | Rise to Resilience!

You are a newly appointed Regional Green Engineer. Your challenge is to develop green infrastructure solutions for complex challenges in water management and risk reduction.Create a tool to assess the characteristics of an urban or rural area of your choice, and integrate green infrastructures, or nature-based solutions, into that region’s development plans to1) reduce flood and/or drought risk2) establish sustainable land use practices3) support water management, and/or 4) produce local economic opportunities.

Water Aware

Check if a disease may be caused by your water quality

SUBMISSÃO

No início do ano de 2019, ocorreu em Brumadinho/MG, o rompimento da Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, apenas 4 anos após o rompimento de outra barragem, num distrito da cidade de Mariana, também no estado de Minas Gerais. A tragédia deste ano ocasionou a morte de mais de 200 pessoas e, segundo dados de 20 de julho de 2019, 6 meses após o rompimento, ainda haviam 22 pessoas desaparecidas. Para além das perdas humanas, o evento suscitou um gigantesco desastre ambiental, segundo um relatório divulgado quatro dias após a tragédia "aproximadamente 125 hectares de florestas foram perdidos". A lama também atingiu o rio Paraopébas, que abastece diversas cidades do estado e a aldeia indígena Naô Xohã, de 27 famílias.

Sabendo da importancia da água para a vida humana, sendo um elemento essencial para a nossa existência, a equipe demonstrou uma sensibilidade especial sobre o assunto, decidindo que este seria o nosso foco principal. Desenvolveríamos algo que estivesse associado ao acesso de qualidade à água.

Durante o momento de idealização do projeto, surgiu a ideia de desenvolvermos um site que ofereceria para a população uma ferramenta de medição da qualidade da água, isto é, as pessoas, no dia-a-dia, teriam em suas mãos a possibilidade de fiscalizar o trabalho feito pelas companhias de tratamento de água. Para além disso, esta ferramenta viabilizaria o uso de águas de nascentes e rios, uma vez que indicaria se o uso destas poderia ser feito para consumo próprio. Destarte, em casos de indicações negativas, evitaria o consumo de água infectada, diminuindo consideravelmente a incidência de doenças.

Após muito estudarmos sobre os parâmetros para a medição da qualidade da água, percebemos que existia a avaliação por meio da turbidez e este era feito por um aparelho chamado turbidímetro. O turbidímetro é utilizado pelas companhias de água, mas totalmente inacessível para a população em decorrência do seu altíssimo preço. Então decidimos estudar a possibilidade de um site que faria o mesmo trabalho deste aparelho, de maneira simples e barata. Contudo, chegamos a conclusão de que isto seria extremamente difícil, vez que precisariamos de equipamentos específicos que demandam muito tempo para serem encontrados, enviados, etc. e que possuem um custo consideravelmente alto. Deste modo, a ideia tornou-se inviável, sendo necessário pensarmos em outra proposta.

No decorrer do tempo, tivemos então outra ideia. Sabemos que existem muitas doenças, como viroses, diarréia, alergias, etc. causadas por elementos provenientes de água infectada. Além do chamado "efeito coquetel", que é a interação substâncias com a água. Muitas fazendas utilizam agrotóxicos em suas plantações, que contaminam o solo, lençol freático, e consequentemente a água para consumo residencial.

Sabemos também que o Brasil é um país extremamente burocrático, onde muitas pessoas deixam de reportar problemas pois o desgaste para tal muitas vezes é colossal. E, por fim, sabemos que é função do poder público analisar, avaliar e trazer esses dados para população de maneira ampla e transparente. Mas isso não acontece.

Portanto, criamos então um app de reporte para problemas com a água.

Fazendo um cruzamento de dados com sátelites da NASA, podemos pegar as regiões que foram afetadas pela contaminação do solo/água, e cruzar a localização das industrias,mineradoras,fazendas da região, e levantar apontamentos de compostos gerados pelas mesmas.

Este projeto traz funcionalidade, fiscalização e transparência para a população, e possibilita cobranças fundamentadas ao poder público e as grandes companhias de fornecimento e tratamento de água. E pode ensejar o desenvolvimento de diversos estudos para melhorar a qualidade de vida de todos, inclusive estudos ainda mais aprofundados sobre doenças causadas pelo uso de água contaminada. Por sim, mostra que temos em nossas mãos a possibilidade de mudar a vida das pessoas.