Project Details

The Challenge | Eeny, Meeny, Miney, Sample!

You are the astronaut/robotic mission lead tasked with bringing valuable specimens from the Moon back to Earth for further study. How will you evaluate lunar samples quickly and effectively before or while still on the mission? How will you differentiate samples of potential scientific value from less interesting material?

MAPEAMENTO GEOGRÁFICO DE ABUNDÂNCIA DE TiO2 E RECONHECIMENTO DE ILMENITA POR TÉCNICAS DE ESPECTRORADIOMETRIA.

Utilização de Sensoriamento Remoto e Espectroradiometria para encontrar minerais específicos.

O valor científico adotado para esse projeto é utilização de recursos encontrados na lua para construção de bases lunares.

Em um primeiro momento fizemos a caracterização dos recursos encontrados na lua. Vimos que ambas rochas lunares e terrestres são compostas de minerais, definidos como compostos químicos sólidos que ocorrem naturalmente e tem uma composição química definida que varia quer não em todos ou dentro de um intervalo específico; Uma vez que a lua é composta praticamente de rochas, fizemos um estudo desses materiais.

Vimos minerais lunares são divididos em silicatos e demais óxidos. Para decidir qual escolheríamos fomos atrás de conhecer os processos de separação dos elementos. Vimos que os silicatos não seria melhor escolha, por ter um processo de separação altamente perigoso. Portanto escolhemos o óxido mais abundante na Lua, a Ilmenita (FeTiO3).

Para identificar a Ilmenita entre outros minerais estudamos as feições espectrais dela, para fazer um mapeamento de abundância utilizando técnicas de sensoriamento remoto.

Vimos que comparado aos minerais de maior abundância na Lua, ele era o único que mostra feições espectrais na radiação Ultra-Violeta.

Para mapear a Ilmenita, seria utilizado a câmera multiespectral da LRO, satélite lançado em 2009 e com atividade orbital até o momento. Esse mapeamento seria feito utilizando abundância de TiO2.

Locares de maior abundancia de TiO2.

Através desse mapeamento sabemos que a abundancia de Ilmenita se encontra nos mares, locais com topografia plana, o que seria ideal para desembarque de missões.

Após desembar utilizaríamos de Rovers que analizariam as rochas por técnicas de espectroradiometria e coletar as menores rochas com maior abundancia de ilmenita,O que outras pessoas estão dizendo